quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Culinária


Culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia como camarão, caranguejo, peixes, aves e caças todos temperados com folhas, pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi. Alguns dos pratos típicos da região são mais conhecidos como:

Pato no tucupi
Maniçoba
Caruru
Vatapá
Tacacá
Chibé 

    2 comentários:



    1. Maniçoba, o prato típico do Círio de Nazaré

      Prato paraense é feito à base de folha de mandioca e leva 72 horas para ficar pronto

      A iguaria é uma espécie de caldo feito à base de folha de mandioca, chamada de maniva na região norte. A receita tem origem indígena, lembra uma feijoada e leva até sete dias para ficar pronta. É preciso cuidado no preparo: a maniva é uma folha venenosa e para consumi-la é preciso várias horas de fervura. Depois de cozida, folha da mandioca ganha coloração escura, Por esse motivo é o melhor é fazer uma receita grande, com alto rendimento. Confira, abaixo, como preparar o exótico prato.


      Ingredientes

      2 paneiros com maniva (folhas de mandioca)
      2 kg de toucinho branco
      2 kg de toucinho defumado
      2 kg de pé de porco salgado
      2 kg de orelha de porco salgada
      2 kg de língua de porco salgada
      2 kg de rabo de porco salgado
      2 kg de lombo de porco salgado
      2 kg de costela de porco salgada
      1,5 kg de paio
      1,5 kg de chouriço
      1,5 kg de linguiça de porco
      4 kg de bucho de boi
      4 kg de charque

      Modo de preparo
      Pique as folhas de mandioca sem os talos e passe em um moedor de carne até acumular 6 kg. Num panelão com bastante água, leve a maniva moída ao fogo brando e deixe ferver durante 72 horas. Mexa de vez em quando, dando pelo menos três boas mexidas por período: manhã, tarde e noite.Isto é feito para que as folhas não grudem na panela. Coloque sempre água, pois a massa não pode ficar seca. Quando for dormir, complete a água de novo e deixe o fogo mais o baixo possível.
      Passadas as 72 horas, acrescente o toucinho branco (sem cortar) e o toucinho defumado (também inteiro). Deixe ferver por mais 24 horas, sempre em fogo brando, completando a água e dando, no mínimo, três boas mexidas por período.
      Com a maniva continuando a ferver na tarde do quarto dia, à parte, ponha as carnes salgadas e o charque de molho para tirar o excesso de sal. Ficam de fora apenas o paio, o chouriço, a linguiça e o bucho de boi.
      No quinto dia, corte em pedaços do tamanho de servir o bucho de boi e escalde muito bem para tirar todo o cheiro. Corte também em tamanho de servir as carnes salgadas, lave bem e afervente. Junte tudo e ponha no panelão em que a maniva continua fervendo por mais 48 horas, desligando o fogo quando for dormir.
      No sexto dia, corte em rodelas o paio, o chouriço e a linguiça e ponha para ferver. No sétimo dia, a maniçoba já esta pronta e fica como se fosse uma feijoada. A cor da maniva, que no inicio do cozimento é verde bem vivo, vai se transformando até ficar um verde muito escuro, quase preto.
      Sirva com arroz branco, farinha d'água de mandioca e uma pimenta de cheiro

      ResponderExcluir
    2. Não sou paraense, sou baiano, casado com uma linda belenense, e demonstro todo meu amor pelo PARÁ, no 1° livro de minha série de ficção cientifica O CAPACETE CIBERNÉTICO DA Dra. CANON, conforme SINOPSE:

      Através desta magnífica obra de ficção científica, o autor que se diz extremamente futurista prova que realmente é, quando através da personagem Dra. Canon, idealiza a invenção de dois CAPACETES CIBERNÉTICOS sendo um TRANSMISSOR e outro RECEPTOR, capazes de tornar possível a transferência de conhecimentos intelectuais e científicos de um cérebro humano para outro cérebro humano, através de downloads.


      Em parceria com Dr. JUNOSHYRO TOSHIB engenheiro na área de computação, e Dr. JOSÉ MEYER um famoso neurocientista brasileiro, Dra. CANON, consegue fabricar O CAPACETE CIBERNÉTICO, que logo ganha o merecido título, de MAIOR INVENÇÃO DE TODOS OS TEMPOS.


      Após sucessivos testes com grande sucesso, Dra. Canon tem a brilhante ideia, de transferir conhecimentos contidos nos cérebros de todos os grandes cientistas do mundo, para um único cérebro humano.


      O escolhido Eugênio Filho nascido no Brasil, após receber os conhecimentos de todos os cientistas do mundo em seu cérebro, torna-se o MEGA-MEMÓRIA o MEGA-MEM, o homem mais inteligente e poderoso do planeta.


      MEGA-MEM, após ter seu cérebro turbinado de conhecimentos científicos e intelectuais, torna-se um poderoso Super-Humano, destitui todos os governantes do planeta Terra, e assume como governante único.


      Através do seu inteligentíssimo governo, a humanidade passa a conhecer avançadas tecnologias, tem todos os seus problemas resolvidos, chegando até mesmo a conquistar: a tão sonhada imortalidade.


      Toda trama contada através de uma narrativa inteligente, moderna, agradável: e bem-humorada.


      Este é o primeiro de uma série extremamente futurista, digna de sua inteligência, e grandes diretores de CINEMA e TV.


      Leia no https://inteligentissimaleitura.blogspot.com/

      ResponderExcluir